terça-feira, setembro 06, 2016

A Dieta - 2 - As mamas da fadista

IMC - 26,33

Sobrepeso

"Você é demasiado giro para mim", disse-me a cinquentona pesada e risonha, enquanto se ajeita no meu antigo lugar.
"De facto sou" pensei.
Mas apenas lhe sorri, com a certeza de que o meu cavalheirismo nada está associado a vulgares ímpetos carnais.
Senti-me bem.

Dei um gole e ajeitei a camisa. Está um calor desgraçado. Está a relampejar desde as cinco da tarde. O primeiro concerto foi um hino à mediocridade e em seguida temos fado. Cantam as mamas da fadista. Canta nada. Canta pouco, a lambisgóia.

Ao longe reconheço a minha colega do liceu e, num impulso disparo em sua perseguição.
"Ohhh há quanto tempo... Estás aqui... Que andas a fazer? Já não te via há tantos anos. Como é que estás."

(Confesso que me engasgo sempre quando reencontro essa malta. Nunca sei o que esperar. Há gente de quem desapareci... tempo demais.)

Mas ela está bem. Como sempre esteve.
A idade não nos roubou muito. Estamos quase iguais. Como novos. Ainda a dar cartas. De todos os naipes, e de vários baralhos.
Ainda relevantes para o mercado.
Como nos cigarros falados. Sentidos na pele os poemas, das aulas de português, de pátio para pátio, naquele Lyceu mágico.
Como quando íamos à praia, ao cinema, de férias, até estrangeiro, aos santos, beber café, em festas por todo o lado, nas noites do ano inteiro, seguidos de outros anos, até abandonar Lisboa.

Eu parti.
Ela ficou.

Ficou e apresentou-me os filhos. Adolescentes. Quase da minha altura. E ela puxou do mesmo cigarro de sempre. Falando da noite anterior, da viagem, da festa e das mil coisas que não foram faladas em mais de dez anos...

Fitando-me de alto a baixo, disse com aquele tom trocista:

- Estás mais gordinho.



Dados de ontem
- 2,2 km de caminhada
- 121cal
Esteve demasiado calor para me aventurar em exercícios

Sem comentários:

A Dieta - 5 - A Pesagem

IMC - 26,33 Sobrepeso Não me posso pesar todos os dias. Diz que torna a malta ansiosa e acho que a ansiedade engorda. Posso-me pe...